quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um prédio, Einstein e um Pensamento Particular

~Tem um prédio em BH que passo em frente todos os dias. Um prédio comum, uso misto, pequeno, sem nenhum adereço especial ou chamativo. Não é bonito. Não é feio. Mais ainda assim, por algum motivo qualquer, todas as vezes que olho pra ele, ele também olha pra mim.

Uma coisa que me deixa sempre bem confusa é pensar sobre o Tempo e a forma peculiar que ele ocorre. Einstein nos explica como o tempo é relativo e diz que o tempo é "Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão." Penso nessa questão e questiono sobre a simultaneidade de todos esses determinados tempos. Passando por essa teoria ele diz que poderiamos ver nosso passado (para maiores entendimentos basta Googlar sobre Teoria da Relatividade. Ou busca sobre "Tempo" no wikipédia... também funciona... enfim..) , então me pergunto "Se posso ver sobre meu passado o que garante que meu futuro não se comunique comigo de alguma forma peculiar e totalmente pessoal??
Tempo é sempre algo que perco muito tempo pensando sobre.
Penso no tempo de uma forma linear, plana, curva e volumétrica ao mesmo tempo. As vezes penso sobre ele da mesma forma que as ondas surgem quando um objeto qualquer toca a superfície lisa da água. Tempo pra mim sempre é relativo (Os gregos também pensavam no tempo de duas formas distintas.. eles separaram por Chronos e Kairos - sendo um cronológico e o outro "indeterminado", mostrando que eles ja haviam notado que o tempo pode ser uma questão pessoal)..Internamente o transformo em espaço (espaço esse que, na minha cabeça, represento na forma de luz). Divido esses espectros de luz em diversas formas de tempo (tanto um tempo imaginário/pessoal/indeterminado - o Kairos, quanto num tempo relacionado à questões - acho que posso falar assim - físicas - O Chronos).
Imaginando um corpo sobre a Terra, e representando  o tempo como luz, teria a luz pelo deslocamento do corpo sobre a Terra "física", sobre a Terra "temporal" (pessoal e fisicamente), a luz da Terra se deslocando ao redor do Sol, se unindo à luz do deslocamento dela dentro da Via Láctea, dentro da Galáxia aliada ao movimento da própria Galáxia nesse indefinido que temos.

 - N.A.: Cara, eu penso tanto sobre isso e de uma forma tão confusa que eu nem sei como chego nesse ponto.. Caso algum dia me ver andando na rua e me comprimentar e eu ignorar completamente, pode ter certeza que não foi por falta de educação.. é porque eu estou totalmente distraida e perdida nesses meus pensamentos variados -

Pra ficar um pouco mais claro, seria basicamente luzes assim que eu veria:

Diversas, em todos os sentidos, de todas as formas... Mas que quando afastasse beeeem a câmera, por algum motivo enxergo uma linha que, por não saber que movimento a Galáxia está fazendo, não sei definir por linear ou curvo.. Mas novamente, por algum motivo qualquer, acho que é curvo.
Fico pensando se o fato desse prédio (aquele, do primeiro parágrafo) qualquer me chamar tanta atenção tem alguma relação com essas questões temporais. As vezes sendo meu futuro dialogando com meu estado presente de alguma forma. Ou se isso é só uma loucura qualquer da minha cabeça baseada em psicóses comuns do ser humano...
De qualquer forma que seja.. Eu moraria nesse prédio.

___
Beije a Moça ~ A Pequena Sereia

Um comentário: