terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quarentena

Então, eis meu último post da quarentena.
Meu último dia na Bolívia já se passou.. Agora sentada no meu quarto escrevo meu ultimo post finalizando algo que despertou muitos começos em mim.

Sempre há coisas novas para se descobrir, seja sobre o lugar que estamos ou que queremos ir. Seja sobre nós mesmos, seja sobre o outro.. Penso que cada pessoa abriga um planeta inteiro dentro de si a ser descoberto e que aos poucos vamos nos conhecendo melhor.
Não... Eu não posso dizer que essa viagem foi puramente autoconhecimento, assim como não posso falar que foi puramente passeio, ou simplesmente uma questão gastronômica ou aumentar o numero de pessoas que conheço. De fato ela não foi nada disso.. Não descobri tudo aquilo que quero ser e nem me encontrei com meu eu interior.. Mais isso não significa que muita coisa não tenha se modificado dentro de mim.
*Com ela percebi que todas as pessoas são muito estranhas, até que eu chegue para elas e diga "Oi".
*Descobri que não é preciso falar o tempo inteiro ou estar feliz o tempo inteiro para que gostem de mim e eu goste dos outros. Na verdade, até prefiro aqueles que se mostram mais humanos e as vezes ficam mal.
*Percebi que sinto uma falta imensa dos amigos por perto e ao mesmo tempo percebi que é bom ficar longe as vezes, nem que seja pra sentir essa saudade.
*Entendi o que querem dizer com "dar um tempo para pensar" e que isso realmente as vezes é muito necessário.
*Aceitei estar simplesmente na minha companhia e de mais ninguém e aceitei estar na companhia de muitas pessoas diferentes e me sentir bem em ambas situações.
*Acordei com vontade de fazer muitas coisas diferentes e percebi que muitas coisas que faço atualmente muitas vezes me impedem de me sentir feliz comigo mesma e que muita coisa precisa mudar.
*Mais vi que nem tudo que eu achava ser necessário modificar são realmente coisas que precisam ser mudadas. Grande parte delas eu só tenho que aceitar em mim mesma e ser feliz.
*Que conhecer novas pessoas e novos lugares causam um prazer fora do comum e escutar suas histórias são muito mais proveitosos as vezes que uma aula com um professor explicando o mesmo.
*Descobri que crianças tem sede de conhecimento assim como qualquer outra pessoa de outra idade, mas que elas pedem que esse conhecimento seja passado com mais amor.
*Reforcei o conceito que para se conhecer as pessoas é preciso estar aberto para aceitar essas pessoas como elas sejam.
*E enfim, percebi que "Para ser feliz", se segue o mesmo ditado de "para se morrer": Basta estar vivo! (porque eu gosto muito de finais trágicos impactantes! hsuahsa)

"A liberdade é assim. Movimentação."
João Guimarães Rosa

___
Alma ~ Zélia Duncan

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quarentena

Fico tentando buscar o que me faz ficar tao encantada com essa viagem..
Nao consigo me decidir entre as pessoas, as paisagens, as comidas, as histórias, as conversas...
Parece que cada passo agora é uma despedida. Um olhar mais atento em uma rachadura na parede é esperança de conservar melhor cada passada que dei aqui.
Um dia a mais é também um dia a menos. Vontade que o tempo passe e vontade de voltar no tempo. Na verdade, vontade de me manter no tempo que estou.
Já planejo minha próxima viagem. Impossivel conhecer tantas coisas e nao querer repetir a dose.
Viajar é como música: mais viciante que qualquer droga.
Finalmente conheci o Rio Pirai e cruzei!! Soy camba!!! o/
No meu aniversário ganhei uma pulseira com as cores da bandeira da Bolívia (que antes eu nem sabia quais eram e agora nao me esqueço mais dos significados). Quando ganhei me falaram ´Porque agora a Bolivia ja faz parte de voce também.`. E nao é que era verdade?
Já sou uma brasileira, mineira, gaúcha, camba...
Ou como definiu muito bem uma senhora (artista que ja morou em muitos lugares do mundo e tem muita historia boa pra se escutar) que conheci em Samaipata, nao sou nada dessas nacionalidades que separam a gente.. Sou ser humano puro e simplesmente. =)


___
Janta - Marcelo Camelo e Mallu Magalhaes

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quarentena

Certas coisas incentivam por uma mudança. Uma mudança imensa. Uma mudança que nao cabe na cabeça, que nao cabe no bolso, que nao cabe em um potinho em cima da mesa cheia de anotaçoes.


Me apaixono cada vez mais por conhecer novas pessoas, novos mundos, novas historias, novos sabores... Nao posso negar que nao falar uma mesma lingua nao me atrapalhou um bucado.. Me compliquei, me calei, nao entendi, entendi diferente do que era.. Mais ainda assim, me diversifiquei.
Ampliei algo que nao sabia que tinha para ampliar.
Me livrei de coisas que nao precisava carregar. Aprendi.
Continuo a mesma, porem um pouco mais.
Ganhei algo que vou levar pra toda a vida: muitas histórias pra compartilhar.
Acordei uma sede de conhecer coisas novas que estava adormecida.
Com tantas coisas no mundo se movendo e se modificando, por que ficar parado se podemos nos mover juntos, nao é mesmo?

___
Objects Of My Affection - Peter, Bjorn & John

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quarentena

Entaaao, vamos ao que interessa para o post de hoje: A Comida
Uma coisa que eu tava com muito receio antes de vim pra ca era a tal caganeira boliviana. Caara, isso me assombro litros. Quando perguntava a alguem que ja tinha vindo pra ca a resposta era sempre a mesma: Sim, eu passei mal!
E eh com grande felicidade que eu entrei na Bolivia e posso dizer que estou aqui a mais de duas semanas, ja provei muita comida boa, muito picando do inferno e muito tempero diferente e estou otima!! o/
Santo estomago treinado pra comidas variadas!! hu hu
Acho que de tudo que comi ate agora a unica coisa que realmente nao gostei foi umas batatinhas pequenas e pseudo pretas que se chamam chuno e um picante verde maldito que me mata sempre que eu como (muito pior que qualquer pimenta que ja provei e olha que eu so chegada numa pimenta).
Mais com certeza, as tres coisas que mais gostei daqui sao as Salteñas (aaah, as salteñas.. eh tipo um pastel delicioso com recheio de frango doce que comem no cafe da manha.. caaara, eu vo senti muita falta disso no Brasil!!! >.<` ), o Ap (que eh uma especie de bebida grossa e quente com gosto de doce de uva com canela - na verdade com gosto de sagu.. uma delicia!! *Q*) e o Sonzo que comi ontem pela primeira vez e foi maaaaagico!! Nooooossa!!! (eh um creme feito de mandioca com queijo.. puutz.. eh muito bom!!)
Alem desses tres que entraram na minha lista de comidas muito boas que vo senti muita falta e necessito encontrar um lugar em BH que venda tambem, a muuuuuitos outros tipos de comida DE-LI-CI-O-SAS por aqui!! Serio.. bolivianos tem muito bom gosto pra comida... tirando o fato que comem todo o tipo de carne que existe ou todas as partes dos animais possiveis.. Um pouco nojento pra mim.. eu confesso... ><`
Tem umas comidas que fico me perguntando: Por que nao pensaram nisso no Brasil??? Oo
Tao simples e taaaaao gostoso!! A um tempo atras fui a um restaurante de comidas tipicas com Adri, que se chama Casa de Cambas. O lugar parece restaurante de comida tipica mineira e, pra minha surpresa, a comida tambem.. shauhssha
Eles comem muuuito, mais muuuuito pollo (frango) aqui e papas (batata) ate nao poder mais.. E eh arroz con queso, picante de pollo, keperi, majadito de pato e de charque, bebem chicha que parece agua com canela (nao me atrae muito.. eu confesso.. parece quente demais pra ser suco, frio de mais pra ser cha, e normalmente nao vem muito adocado.. mais ate que eh bom)..
Enfim... a comida boliviana esta aprovadissima!!! Eu super recomendo. Principalmente se vc for como eu.. adora conhecer um lugar pelos pes e pelo estomago!! ;)

___
Diamonds on the inside - Ben Harper